top of page

Portal de Notícias

5 dicas para focar nos estudos na faculdade de Medicina


O curso de Medicina exige bastante dos alunos, então é preciso focar nos estudos desde o primeiro semestre. Nem sempre é fácil, com tanta novidade no início da vida universitária, mas levar a sério a rotina de estudos é fundamental para chegar ao final do curso preparado e com o sentimento de dever cumprido em sua formação profissional.


Confira agora 5 dicas para focar nos estudos:

1- Crie um ambiente agradável e organize o material


O primeiro passo é ter um canto tranquilo, silencioso e livre de distrações, como celular, televisão e barulho da rua, por exemplo. Se você mora em uma república em que o espaço seja limitado, não tem problema: as faculdades costumam ter salas específicas para estudo e as bibliotecas também são uma alternativa interessante.


Outra questão importante é organizar o seu material. Com tantas disciplinas, cadernos, apostilas e livros, vale a pena deixar tudo à mão para não perder tempo. Separar por pastas pode ajudar bastante e fazer o período de estudos render mais.


2- Planeje e estabeleça metas


Definir objetivos em curto e médio prazo é importante para conduzir os estudos de forma eficiente. O planejamento tem que ser feito logo nos primeiros dias da faculdade, mas é claro que ele pode ser maleável.


Aos poucos, você vai percebendo em quais disciplinas têm mais facilidade de aprendizado e as mais complexas, que exigem mais horas de dedicação. Não cometa o erro de estudar para provas com pouca antecedência.


3- Escolha a melhor maneira de estudar


Cada um tem um jeito preferido para apreender o conteúdo das disciplinas na faculdade de Medicina. Resumos, aulas em vídeo, leituras sublinhando as partes importantes e até estudo em grupo podem facilitar a vida.


Veja qual método é mais eficiente para você, mescle alguns deles e torne a rotina de estudos produtiva. Com certeza você já tem a fórmula do sucesso, afinal, passou em um dos cursos mais disputados do vestibular. Mantenha as ações que dão certo e estude todo dia, criando uma rotina natural e evitando a procrastinação.


4- Seja curioso e troque experiências


Seja humilde para aprender, ouvir críticas e debater com seus colegas e professores. Os alunos estão no mesmo barco que você e podem ter as mesmas dúvidas e inseguranças, assim como mais facilidade em algumas matérias, podendo te auxiliar.


Já os professores, costumam ter muita experiência e estão ali exatamente para isto: apoiar, incentivar e ensinar tópicos que farão a diferença na sua vida profissional.


Busque também conhecimentos extras em sites de boa reputação da Internet, com fontes confiáveis, e leve contribuições para a sala de aula.


5- Cuide da sua saúde física e mental

Pratique exercícios físicos, tenha uma alimentação saudável e procure dedicar algum tempo para as atividades que mais gosta.


Esse equilíbrio é saudável para que a rotina de estudos não seja excessiva, pois jornadas exageradas em frente aos livros e computador costumam limitar a capacidade de apreensão do conteúdo.


Durante a rotina da faculdade, há tempo para tudo. Ninguém quer que você não frequente festas e se divirta, mas o que não pode ocorrer é deixar os estudos em segundo plano. Você se esforçou para entrar na faculdade para poder aproveitar da melhor maneira esses anos, com muito aprendizado e crescimento pessoal, e isso deve permanecer como prioridade.


Gostou das dicas para focar nos estudos na faculdade de Medicina? Então confira outros conteúdos disponíveis no nosso blog, como as dicas sobre a primeira semana de aulas e a importância da iniciação científica.

55 visualizações
bottom of page