Portal de Notícias

Conheça São José dos Campos, cidade da Humanitas



Na hora de escolher uma faculdade, há muitos fatores importantes para a tomada de decisão. Qualidade do ensino, infraestrutura, corpo docente... esses são apenas alguns dos muitos pontos a serem avaliados sobre as faculdades.


Mas e quanto ao custo de vida? Qualidade de moradia? Você já parou para pensar na cidade em que vai estudar?


Muitos alunos acabam deixando de pesquisar informações importantes sobre o local que será sua nova morada e podem ter surpresas ao longo do caminho, sendo que, muitas vezes, até se decepcionam com o ambiente, estragando sua experiência com esse momento tão importante que é a graduação. Afinal, são 6 anos de muitos estudos e vivências!


Foi pensando nisso que separamos aqui algumas curiosidades sobre São José dos Campos, cidade natal da Humanitas. Vamos lá?


Quem é São José dos Campos?


São José dos Campos é a mistura perfeita entre a cidade grande e o interior, trazendo cultura, lazer, oportunidades e desenvolvimento para todos que vivem por aqui, mas sem abrir mão da tranquilidade e do sossego.


Ela é top 5 constante em diversas listas das melhores cidades para se viver no país e também já marcou presença em rankings internacionais como uma das 100 cidades mais arborizadas do mundo.


Localizada a 81 quilômetros de São Paulo e a apenas 4h do Rio de Janeiro, São José está próxima dos principais polos nacionais, sendo a “capital” do Vale do Paraíba. Destaca-se por sua área tecnológica, tendo sido a primeira do Brasil a receber a certificação de Cidade Inteligente, que a consagra como um exemplo de desenvolvimento sustentável.


Além disso, abriga diversas empresas multinacionais, sendo um importante polo econômico do país, com oportunidades de trabalho, segurança e educação.


Quais as vantagens de se viver por aqui?


  • Qualidade de vida: São José dos Campos possui um alto IDH (índice de Desenvolvimento Humano), sendo a 12ª maior pontuação do estado de São Paulo. No último estudo realizado pela Macroplan – que leva em consideração 15 indicadores, sendo os principais a educação, saneamento, segurança e saúde –, conquistou o 5º lugar como uma das melhores cidades do país.


  • Polo tecnológico: Lar de algumas das mais importantes instituições de pesquisa do país, como o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a cidade é conhecida como a capital nacional da aviação, sendo base de empresas importantes da área, como a Embraer.

Além disso, possui o maior complexo de inovação e empreendedorismo do país, o Parque Tecnológico de São José dos Campos, sendo base para importantes empresas, como Panasonic, Philips e Johnson & Johnson.


  • Qualidade de ensino: Além da Humanitas, uma das principais faculdades de Medicina do estado de São Paulo, São José se consagra como uma cidade universitária, apresentando campus de importantes instituições, como a Unesp, Unifesp e ITA.

No ensino fundamental e médio, a cidade registra um Ideb de 7,1, maior do que a média nacional de 5,7.


  • Destaque em segurança: Os índices de criminalidade em São José dos Campos são extremamente baixos quando comparados a outras cidades de grande porte do estado de São Paulo e só têm caído com o passar do tempo. Em 2020, por exemplo, a cidade registrou os menores índices desde 2001.

Em pesquisa realizada pelo Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), o município conquistou o primeiro lugar no ranking das 10 maiores cidades do estado no grau de satisfação da população em relação à segurança, consagrando-se como um lugar seguro para se viver.


  • Localização estratégica: Além de estar bem centralizada no eixo Rio-São Paulo, São José dos Campos tem fácil acesso para uma das principais rodovias do país, a Presidente Dutra. Também está localizada próxima ao Litoral Norte e a cidades turísticas, como Campos do Jordão, oferecendo boas oportunidades de passeio para seus moradores.


  • Lazer: A cidade é conhecida por sua preservação ambiental, sendo lar de 4 importantes parques para a proteção ambiental. O Mirante do Banhado e o Memorial Aeroespacial Brasileiro também são pontos turísticos de destaque da região, sendo acompanhados por várias opções gastronômicas, 4 shoppings centers, muitos bares e casas noturnas.



Destaque para a área da saúde


Ainda segundo a pesquisa do Indsat, São José dos Campos também ocupa a liderança no quesito satisfação com o sistema de saúde, com 70% de aprovação.

Além de oferecer serviços de alta qualidade, a cidade tem aproximadamente 12 hospitais gerais e uma variedade de clínicas, pronto socorros, UPAs e hospitais especializados, sendo uma ótima opção para quem busca crescer profissionalmente na área da saúde.


Além disso, desde 2017, a cidade conta com sua primeira faculdade de Medicina, a Humanitas, que se destaca pela moderna infraestrutura e seu ensino ético e humanizado. A instituição tem se tornado um exemplo para quem busca atuar na área da saúde, oferecendo uma grade completa com cursos de pós-graduação, MBA e a já prestigiada graduação em Medicina.


Possui um prédio em um terreno de 31 mil m², com biblioteca, biotério, diretório acadêmico, cantina, 15 laboratórios, consultórios e auditório com capacidade para até 216 pessoas.


Em busca da constante melhoria, está em processo de importantes certificações da Qualidade, como o 5S e a ISO 9001, que atestam a excelência dos serviços e do ensino oferecido aos alunos.


Agora que você já conhece um pouco mais de São José dos Campos, que tal saber mais sobre a Humanitas? Confira agora mesmo como é a primeira semana de aula por aqui e como funciona o nosso vestibular! Você pode também aproveitar para nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de tudo que rola por aqui.

110 visualizações

Posts recentes

Ver tudo