Portal de Notícias

Quais são os investimentos por aluno de Medicina no Brasil?


A Medicina sempre foi uma das áreas mais concorridas por vestibulandos. Seja pelo desafio, pelos altos salários ou pela paixão pelo cuidado com o próximo, os cursos de Medicina crescem anualmente no mundo todo.


Mas muito mais do que pelo prestígio, as faculdades de Medicina têm buscado cada vez mais evoluir e aumentar o que oferecem para seus alunos por conta da grande procura por profissionais da saúde, especialmente após a pandemia de Covid-19.


Acontece que a demanda por médicos, enfermeiros e fisioterapeutas tem aumentado drasticamente nos últimos anos, especialmente nos estados mais afastados dos grandes centros comerciais, como o Norte e o Nordeste, que contam com apenas 24,8% dos médicos do Brasil, mesmo abrigando 36,2% de toda a população do país.


Por esse motivo, novas universidades têm surgido e aberto oportunidades na área da Medicina, oferecendo cursos e especializações para suprir a necessidade por profissionais na saúde brasileira.


Essa concorrência tem feito com que as faculdades busquem se destacar e oferecer cada vez mais para seus alunos, aumentando os investimentos e os gastos por vaga.


Mas, afinal, quais são os investimentos por aluno de Medicina no Brasil?


Corpo docente de alto nível


Alguns dos maiores diferenciais das faculdades de Medicina são seus corpos docentes. Professores especializados e com grande bagagem de conhecimento são o que fazem um bom curso e, por isso, têm sido o principal investimento das universidades.


Na Humanitas, contamos com um grupo de mestres, doutores e especialistas nas mais diversas áreas da Medicina, com objetivo de fornecer uma formação de excelência e repleta de bons profissionais prontos para assistir nossos alunos durante os cursos.


Além disso, nossos laboratórios são coordenados por técnicos especialistas, que fazem com que todos os processos e materiais estejam disponíveis e bem conservados para os momentos de aulas.


Tecnologia e inovação


Com o avanço das técnicas e tecnologias disponíveis, as faculdades de Medicina têm buscado dispositivos e ferramentas cada vez mais inovadoras para fornecer uma experiência verossímil para seus alunos. Isso porque quanto mais próximos da realidade dos atendimentos estiverem, mais preparados estarão para o mercado de trabalho.


Na Humanitas, nos preocupamos em manter laboratórios atualizados e bem equipados com peças modernas e inovadoras, como é o caso dos robôs Apollo e Noelle, ambos disponíveis para aulas práticas, nas quais o aluno pode vivenciar simulações de casos reais, contando com a movimentação e a fala dos robôs para deixar tudo mais verídico.


Parcerias e aulas práticas


Falando em aulas práticas, as faculdades de Medicina são mestres nisso. Após toda a parte teórica, os alunos precisam vivenciar e botar em prática tudo que aprenderam. É aí que entra a fase do internato, extremamente importante para a formação do profissional e para o contato com casos reais.


Para que isso possa acontecer, as faculdades precisam de parcerias com hospitais regionais, como é o caso da Humanitas, que conta com o apoio de grandes instituições de São José dos Campos e Jacareí para fornecer a experiência prática da profissão aos nossos alunos.


Alguns dos principais hospitais que fazem parceria com a Humanitas são:


  • Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence;

  • Hospital de Clínicas Sul;

  • CRMI;

  • Hospital Psiquiátrico – CVV – Francisca Júlia;

  • Hospital Antoninho da Rocha Marmo;

  • Hospital PIO XII;

  • Hospital Centro de Tratamento Fabiana Macedo de Morais –GACC;

  • Santa Casa de São José dos Campos.

Infraestrutura


Para um ensino de qualidade, é necessário que o aluno possa contar com uma infraestrutura completa, preparada para lhe fornecer o essencial e além para sua formação.


Pensando nisso, as faculdades de Medicina têm investido muito no preparo de salas de aulas, laboratórios, acervos e outros equipamentos especiais para que os alunos possam ter todos os materiais e dispositivos necessários durante suas aulas.


A Humanitas recentemente inaugurou sua nova sede em São José dos Campos em um terreno de 31 mil m². Um prédio completo e de design moderno, com 15 laboratórios, consultórios, salas de aula, biblioteca, diretório acadêmico e cantina.


Variedade de cursos nas faculdades de Medicina


Além da já prestigiada graduação em Medicina, as faculdades também buscam ofertar uma variedade de especializações, cursos e palestras para enriquecer a experiência do aluno durante sua formação.


Para isso, as instituições investem em uma grade curricular crescente, além de eventos e o setor de marketing, responsável por manter a inovação sempre em rotação dentro das universidades.


A Humanitas, além da graduação em Medicina, já conta com 10 cursos de pós-graduação. São eles:


Fisioterapia Dermatofuncional


Com foco em uma das áreas que mais crescem na saúde, o curso propõe uma visão estratégica da atuação na especialidade, oferecendo uma maior compreensão dos aspectos conceituais, fisiopatológicos, etiológicos e clínicos das principais alterações dermatofuncionais.


Fisioterapia em UTI


Com estímulo à iniciação científica e professores exclusivos para acompanhamento do trabalho de conclusão de curso, esta pós-graduação busca capacitar os profissionais para o atendimento fisioterapêutico em pacientes de UTI, além de estimular competências e habilidades gerais de atenção à saúde, tomada de decisão e liderança.


Fisioterapia em UTI Neonatal e Pediátrica


Com uma grade curricular pensada para o aprofundamento nos tratamentos fisioterápicos e no desenvolvimento neural e psicomotor de bebês, crianças e adolescentes, fornece toda a base necessária para uma formação de qualidade do fisioterapeuta especializado.


Urgências e Emergências Médicas


O curso visa capacitar e preparar o profissional de Medicina para atuar nos mais diversos casos de emergências em hospitais. Conta com corpo docente especializado e atuante, mais de 50% de aulas práticas e debate de temas abrangentes e relevantes para a área.


Psiquiatria


O curso tem como objetivo capacitar o profissional de Medicina a lidar com os transtornos mais comuns em Psiquiatria, incluindo treinamentos de psicoterapia e métodos específicos para o diagnóstico e tratamento de doenças mentais. Ideal para quem busca entender os fenômenos da mente humana e suas relações com a qualidade de vida.


Gestão de Serviços de Saúde


O curso apresenta ferramentas de capacitação e desenvolvimento técnico para administração da saúde pública e privada, contando ainda com estímulo ao desenvolvimento de projetos, estudos de caso, aulas expositivas e visitas técnicas para fornecer uma ampla visão do mercado nacional.


Enfermagem em UTI Adulto


Com um corpo docente multiprofissional, possui também aulas práticas em laboratórios e no Centro de Simulação Realística. É a especialização perfeita para quem busca uma posição de relevância na área de atendimentos em UTI, aprendendo a lidar com os mais diversos casos e pacientes.


Fonoaudiologia em Linguagens com Ênfase no Transtorno do Espectro Autista


Com uma grade curricular rica e corpo docente especializado, a pós busca fornecer técnicas e estudos para ajudar na comunicação e interação social dos diferentes níveis do espectro, buscando simplificar e humanizar o ensino da fala e das habilidades sociais.


Fonoaudiologia Neurofuncional no Adulto e no Idoso


Tem como objetivo a formação de profissionais humanizados, críticos, reflexivos e preparados para os desafios do atendimento aos pacientes disfágicos e com alterações de linguagem, atuando nas sequelas resultantes de danos ao sistema nervoso central e periférico.


Para você que sonha fazer Medicina, que tal aproveitar para ler um pouquinho mais sobre o nosso vestibular? Você pode conferir algumas dicas para se preparar para a prova, ou mesmo algumas informações bem legais para te ajudar a se decidir se essa é mesmo a profissão certa para você.

22 visualizações

Posts recentes

Ver tudo