UBS: Conheça as atividades dos alunos de Medicina nas Unidades Básicas de Saúde

Mão segurando um estetoscópio com o logo do SUS no meio

A graduação em Medicina da Humanitas se destaca por uma série de atividades voltadas ao aprimoramento dos estudantes e integração da faculdade ao meio social. Um dos momentos mais ricos em aprendizados é acompanhar – e participar – da rotina das UBS (Unidades Básicas de Saúde).

Essa atividade faz parte do Programa Integrador (PI) e do Internato, e permite, a partir de uma parceria com a Secretaria de Saúde de São José dos Campos, uma vivência que visa à contribuição para a formação integrada de profissionais da saúde e para a melhoria do Sistema de Saúde da cidade.

Para se ter uma ideia, em 2022, as atividades do PI beneficiaram 5.858 pessoas de São José dos Campos. Uma das experiências de maior destaque foi a participação dos alunos da faculdade na campanha de multivacinação nas UBS Jardim Satélite, Alto da Ponte, Jardim Paulista e Campos de São José. O saldo final foi a aplicação de 1.106 doses.

Ao longo do ano, moradores do distrito de Eugênio de Melo e dos bairros Interlagos, Campos de São José, Putim, São Judas Tadeu, Cajurú e Buquirinha tiveram apoio em atividades que abordaram os temas acuidade visual, sexualidade, saúde da mulher, hipertensão, alimentação saudável, saúde mental, doação de medula óssea, alcoolismo, abuso sexual, saúde mental, higiene geral, acuidade visual, saúde da criança e adolescente, HAS/DIA, violência, hábitos saudáveis, saúde do homem, IST´s, vacinação, práticas corporais e gravidez na adolescência.

Programa Integrador da Humanitas

O processo de ensino-aprendizagem do PI da Humanitas é estruturado na relação entre os eixos Individual, Saúde Coletiva, Processo de Trabalho e da Educação em Saúde. Ele é um dos eixos básicos dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC), possibilitando a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

O programa tem entre seus objetivos inserir estudantes nos contextos reais de aprendizagem; integrar o estudante aos serviços de saúde no contexto do SUS; desenvolver nos estudantes a capacidade de observar, intervindo e registrando o meio sociocultural, as condições de vida, vínculo, acesso e autonomia das populações, bem como o desenvolvimento de um olhar relacional entre saúde e meio ambiente.

Internato na Humanitas

Após o primeiro contato com a realidade das UBS, o aluno terá uma vivência mais intensa na rede municipal de saúde durante o Internato.

Esse estágio obrigatório, que conta com a supervisão de professores e profissionais experientes, é um momento em que os estudantes começam a ter mais independência e encaram experiências como lidar com emergências e plantões.

Na Humanitas, o Internato ocorre nos principais hospitais da cidade, além das UBS da cidade vizinha de Jacareí.

A intenção é integrar os alunos ao meio social regional, tendo contato com a realidade da saúde nas cidades, com alinhamento à proposta educacional de ter uma visão integral do ser humano.

Convênios e parcerias Humanitas

A Humanitas mantém convênios e parcerias com vários hospitais, ambulatórios de especialidades e redes de atenção primária à saúde do município. Além das atividades nas UBS e da Estratégia de Saúde da família, que correspondem ao nível primário de atendimento, há parceria com ambulatórios de especialidades, Unidades de Pronto Atendimento e hospitais como: Municipal Dr. José de Carvalho Florence, Clínicas Sul, Centro de Referência de Moléstias Infecciosas, Psiquiátrico - Centro de Valorização da Vida - Francisca Júlia, Antoninho da Rocha Marmo, PIO XII, Centro de Tratamento Fabiana Macedo de Morais - Grupo de Assistência à Criança com Câncer.

Esses cenários hospitalares foram escolhidos por possuírem nível de excelência nos serviços prestados, bem como serem reconhecidos como Centro de Referência regional há mais de 10 anos.