Conheça a grade curricular da graduação de Medicina da Humanitas

O curso de graduação em Medicina da Humanitas tem um total de 7.960 horas/aula e tempo de integralização curricular de seis anos.

São 4.540 horas nas disciplinas obrigatórias, 2.840 horas no estágio supervisionado, 300 horas no Programa Integrador, 160 horas em atividades complementares e 120 horas em disciplinas optativas.

1º Período

O começo da vida acadêmica é uma introdução ao estudo de Medicina. O objetivo é conhecer a estrutura do indivíduo nas suas bases biomoleculares e celulares quanto às propriedades e inter-relações físico-químicas e anátomo-histológicas, baseadas em evidências científicas, na perspectiva do desenvolvimento e homeostase no contexto biopsicossocial, considerando a biodiversidade e as práticas culturais.

Anatomia Humana, Histologia Geral, Introdução a Biofísica e Fisiologia e Bioquímica são disciplinas com aulas teóricas e práticas. Além disso, estão previstas 120 horas de teoria em Embriologia Geral, Iniciação Científica e Introdução a Farmacologia.

2º Período

No período seguinte, o foco passa a ser a parte morfo-funcional, com 680 horas/aula nas disciplinas Anatomia Humana II, Histologia Especial, Biofísica e Fisiologia, Farmacologia e sinalizadores celulares, Programa Integrador I (todas com aulas práticas e teóricas), além de Embriologia Especial, Evolução e Genética (aulas teóricas).

A intenção é compreender a evolução do homem, na ótica social, ética e humanística, considerando os aspectos genéticos, morfológicos e funcionais de forma integrada, nas implicações de homeostase e desequilíbrio, adequando a linguagem à sua função semiológica, considerando a biodiversidade e as práticas culturais.

3º período

Na continuação dos conteúdos morfo-funcionais, os alunos aprendem Saúde Coletiva e Contexto Social, Neuroanatomia, Neurofisiologia, Bioestatística, Metodologia da Pesquisa Científica, Farmacologia integrada I, Comunicação em Saúde e Programa Integrador II.

4º período

A partir daqui, começa a unidade acadêmica III: Agressão e Defesa, com foco em reconhecer e compreender a inter-relação entre os mecanismos de agressão de origem biológico-ambiental, suas repercussões no organismo e as respostas individuais e coletivas com a identificação dos sinais e sintomas biopsicossociais, considerando a biodiversidade e as práticas culturais.

A grade curricular inclui Patologia Geral, Método Clínico I, Microbiologia, Imunologia, Parasitologia Médica e Programa Integrador III.

5º período

Método Clínico II, Epidemiologia (EPD), Psicologia Médica: Abordagem inicial do paciente, Imagenologia, Patologia I, Farmacologia clínica e Programa Integrador IV são os conteúdos ensinados no período, que compreende 640 horas/aula.

6º período

Início da unidade IV (Apresentação Clínico-Cirúrgica), com os conteúdos Clínica Médica I, Patologia II, Programa de Atenção Primária à Saúde, Psiquiatria e Saúde Mental, Psicologia Médica: Implicações do ato de examinar e Programa Integrador V.

O objetivo é conhecer as necessidades de saúde com a preocupação da integralidade no atendimento individual e coletivo, desenvolvendo habilidades de comunicação e identificação de síndromes clínicas de maior relevância epidemiológica.

7º período

A continuação da grade curricular da Humanitas traz Clínica Médica II, Patologia III, Pediatria I, Medicina do Trabalho, Doenças Infecciosas e Parasitárias, com um total de 600 horas/aula, 360 delas práticas.

8º período

A primeira parte do curso, antes do estágio, termina neste período, com as disciplinas Pediatria II, Clínicas Cirúrgicas, Medicina Legal, Ginecologia, Obstetrícia, Bioética e Deontologia. Elas fecham a unidade acadêmica IV.

9º período

Começa o estágio supervisionado, com 720 horas de aulas práticas em UIM (Saúde da Mulher e da Criança, Urgência e Emergência Pediatria I), Obstetrícia, Urgência e Emergência.

10º período

Momento para aprender UIM (Saúde da Mulher, Cirurgia e Atenção Básica à Saúde (ABS) e Ginecologia), além de Cirurgia I e ABS I, com total de 720 horas de aulas práticas.

11º período

O penúltimo período engloba as disciplinas UIM (Saúde da Criança e do Adulto, Coletiva e Mental, Clínica Médica I), Pediatria II, Saúde Coletiva e Saúde Mental, em mais 720 horas de prática.

12º período

A reta final da graduação em Medicina inclui 680 horas de aulas práticas em UIM (Saúde do Adulto, Cirurgia e Atenção Básica à Saúde, Cirurgia II), Clínica Médica II e ABS.

Confira outros conteúdos sobre o curso de Medicina em nosso blog: