Vestibular Humanitas: saiba tudo sobre o processo seletivo para Medicina

Garota com livros na mão, mochila nas costas e a faculdade Humanitas no fundo

Está interessado em prestar o vestibular para o curso de Medicina? Então, é preciso estar atento a todos os detalhes, desde as datas de matrícula e provas até as melhores estratégias para obter sucesso na prova.

Somos a primeira faculdade de Medicina de São José dos Campos e formamos a primeira turma em 2023. São cerca de 100 novos profissionais capacitados e prontos para integrar o sistema de saúde nacional, oferecendo o que há de melhor no atendimento humanizado.

Atualmente, contamos com 12 turmas em andamento. Quer fazer parte da próxima? Conheça todos os detalhes do vestibular Humanitas a seguir.

Processo seletivo Humanitas

Nosso vestibular ocorre duas vezes ao ano, no final de cada semestre. Quem conduz o processo é a Fundação Vunesp, parceira desde o início das nossas atividades, em 2017.

Cada processo seletivo oferece 60 vagas para o curso de graduação em Medicina, que ocorre em período integral, com duração de 12 semestres e aulas práticas nos principais hospitais de São José dos Campos.

Como é o vestibular da Humanitas

O processo seletivo da Humanitas tem uma única fase, que compreende a aplicação de duas provas presenciais, contendo questões dissertativas e objetivas, além de uma prova de redação em Língua Portuguesa.

A pontuação total das provas, que são eliminatórias, é de 100 pontos, divididos da seguinte forma:

• Prova I: 8 questões dissertativas, distribuídas entre as disciplinas de Química (4) e Biologia (4). Valor de cada questão: 4 pontos. Pontuação máxima da prova: 32 pontos.

• Prova II: 40 questões objetivas, distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa (10), Matemática (10), Geografia (5), História (5), Língua Inglesa (5) e Física (5), com 5 alternativas cada. A prova poderá conter questões interdisciplinares. Pontuação máxima da prova: 40 pontos.

• Prova de redação: pontuação máxima de 28 pontos.

As provas são feitas em formato presencial nas cidades de São Paulo e São José dos Campos. As datas, locais e salas de realização, assim como os resultados, são divulgados no portal da Vunesp, na área do candidato, na qual o estudante também pode fazer o download do edital.

Se houver vagas remanescentes (pelo não comparecimento dos candidatos classificados em primeira chamada ou pela não apresentação dos documentos requeridos no prazo determinado), os candidatos em lista de espera serão convocados, em segunda chamada.

Como se preparar para o vestibular Humanitas

O processo seletivo da Humanitas para o segundo semestre de 2023 já foi concluído, com grande procura dos estudantes. Dessa forma, vale a pena intensificar a preparação para o próximo vestibular, no final do ano.

Todos sabem que planejamento e dedicação são fundamentais, mas algumas dicas podem ajudar a otimizar o tempo:

• Faça simulados e estude provas dos anos anteriores para avaliar seus conhecimentos e investir em melhorar as lacunas;

• Reserve um tempo extra para a prática de redação, que tem um peso grande na nota final;

• Não se esqueça de reservar momentos de lazer e relaxamento em meio à maratona de estudos;

• Mantenha hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, rotina de exercícios físicos e noites tranquilas de sono. Com a saúde em dia, fica mais fácil assimilar os conteúdos das matérias;

• Se mantenha otimista e garanta que está fazendo o seu melhor para chegar na hora da prova mais “leve” e com a consciência tranquila.

Gostou das dicas? Confira outros conteúdos relacionados ao vestibular em nosso blog: